O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, participou, no dia 22 de janeiro, da cerimônia de lançamento de iniciativas de alto impacto em pesquisa científica e em inovação tecnológica. O evento ocorreu no Centro de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP).
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Os projetos apresentados incluem a PocketFab, fábrica modular de semicondutores que cria condições inéditas no País para o desenvolvimento ágil de soluções em setores estratégicos, como agricultura, inteligência artificial, defesa, energia renovável, saúde e manufatura avançada. A iniciativa é viabilizada por meio de parceria entre a USP, a FIESP e o SENAI, com apoio da Marinha do Brasil.
Outra iniciativa é o Joint Artificial Intelligence Research Unit (JAIRU), instalado no Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da Universidade de São Paulo. Equipado com a tecnologia B200, considerada de última geração, trata-se do maior cluster desse tipo na América Latina, voltado ao desenvolvimento de Grandes Modelos de Linguagem, com foco no aprimoramento da inteligência artificial em língua portuguesa.
Também foi apresentado o Núcleo de Excelência em Ciências e Tecnologias Quânticas, que articula laboratórios, infraestrutura e formação de recursos humanos, consolidando um polo de pesquisa em computação quântica, comunicações avançadas e sensores de altíssima precisão.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Complementando as iniciativas, foi apresentado o RM7, equipamento de ressonância magnética de 7 tesla, único em operação na América Latina, capaz de produzir imagens de ultra-alta resolução para pesquisas avançadas em saúde.
Muitas das iniciativas apresentadas possuem potencial de aplicação em áreas de interesse da Força Naval. Ao longo do evento, a Marinha do Brasil e seus militares foram reiteradamente mencionados como parceiros importantes e apoiadores de projetos da Universidade de São Paulo, consolidando uma parceria iniciada em 1956, que completará 70 anos em 2026.

Anúncio


