Homem de 25 anos é a segunda morte confirmada por dengue em Americana

Homem de 25 anos é a segunda morte confirmada por dengue em Americana

Postado em 17/02/2025

Anúncio

A cidade de Americana confirmou, nesta segunda-feira (17) a 2ª morte por dengue. Um homem, de 25 anos, morador do bairro Jardim Boer. O óbito aconteceu no dia 27 de janeiro em casa. A cidade já passa dos 1000 casos positivos para a doença.

Ainda em janeiro, a primeira morte confirmada da doença foi um homem de 41 anos, morador do bairro Santa Cruz. Ele morreu no dia 12 após um quadro de febre, dor muscular, dor de cabeça e sangramento na gengiva.

Na semana passada, a prefeitura lançou a campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”. Entre as novidades destacadas pelo prefeito, estão o uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados, a criação de uma sala de situação composta por integrantes de várias secretarias, a contratação de mais agentes para reforçar as ações e um sistema online de monitoramento interno, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com recursos de Inteligência Artificial (IA).

No lançamento, o médico infectologista Dr. Arnaldo Gouveia Junior destacou a necessidade de ampla mobilização diante do cenário da dengue, que inspira atenção. “Hoje há muitas pessoas suscetíveis, que estão contraindo a dengue pela segunda ou terceira vez. A população idosa também é muito vulnerável, então isso acaba proporcionando maior demanda nos pronto atendimentos”, explicou.

O infectologista também chamou a atenção para a presença do vetor que, segundo ele, está melhor adaptado às condições urbanas e se proliferando de forma mais acelerada em razão do clima. “As altas temperaturas e a ocorrência intermitente de chuvas são condições propícias à proliferação do Aedes aegypti. Essa combinação acelera o seu ciclo reprodutivo”, enfatizou.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Postado em 17/02/2025

Categorias: Cidades Destaques

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio