Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo (21) em atos contra a anistia a golpistas e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Blindagem. Os protestos ocorreram em 33 cidades, incluindo todas as capitais brasileiras, e reuniram grandes multidões em pontos centrais de Salvador, Recife, Natal, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Os manifestantes se organizaram em torno do mote Congresso Inimigo do Povo e exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
Atos em Brasília e Salvador
Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, manifestantes exibiram cartazes e palavras de ordem contra a PEC da Blindagem, que prevê a necessidade de autorização do Congresso para processar deputados e senadores.
Em Salvador, milhares se concentraram no bairro da Barra. A cantora Daniela Mercury se apresentou ao público e afirmou que “bandidagem não é com a gente”. O ator Wagner Moura também participou, cantou e destacou o julgamento que condenou Bolsonaro e seus aliados. Ele afirmou que a democracia brasileira é exemplo para o mundo.
Participação de artistas e movimentos sociais
Em Belo Horizonte, a concentração foi na Praça Raul Soares. A cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu, se apresentou diante de uma multidão que gritava “sem anistia para golpistas”.
No Recife, o ato começou na Rua da Aurora com o desfile do bloco de frevo Eu Acho é Pouco e apresentações de maracatu. Já em João Pessoa, os gritos de “Fora, Hugo Motta” marcaram o protesto contra o deputado federal que preside a Câmara dos Deputados e foi apontado como responsável por pautar a votação da PEC.
Mobilização nacional
As manifestações foram convocadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, com apoio de partidos como Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido dos Trabalhadores (PT). Também participaram sindicatos, movimentos estudantis, artistas, além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Outras cidades que registraram protestos foram Belém, Teresina, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, além de atos simultâneos em todas as 27 capitais.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Com informações da Agência Brasil | Foto: Reprodução/TV Globo

Anúncio