O Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Santa Bárbara d’Oeste (SP) completa na segunda-feira (20) três anos de atuação, reafirmando o compromisso com a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Desde sua implantação, o Ninho já realizou 23 acolhimentos, envolvendo 22 crianças e um adolescente, com o apoio de 12 famílias acolhedoras. No período, cerca de 50 famílias buscaram informações sobre o serviço, 19 concluíram a formação e se tornaram habilitadas. Atualmente, sete famílias estão em acolhimento ativo, oferecendo cuidado e afeto a nove crianças.

A secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, destacou o empenho da equipe e das famílias acolhedoras que fazem parte do programa. Ela afirmou que o sucesso do Ninho é resultado do trabalho de profissionais comprometidos com o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes.
A secretária também agradeceu à coordenadora Marisa, à psicóloga Aline, à assistente social Neiva, à ex-coordenadora Fernanda, à primeira psicóloga Ana Carolina e a toda a equipe técnica e administrativa. “Nosso agradecimento também às famílias acolhedoras, que abrem suas casas e corações para transformar vidas”, disse.
Histórias que inspiram
As famílias acolhedoras carregam histórias de coragem, empatia e amor. O casal Miguel e Ivanilde Isidório foi o primeiro a participar do programa no município e relembra o início com carinho. “A gente foi o primeiro casal a participar aqui em Santa Bárbara, e tudo era muito novo — tanto pra nós quanto para a equipe. Mas fomos acolhidos com muito carinho”, lembrou Ivanilde.

A advogada Luciana Rodrigues da Silva decidiu participar após ver uma publicação nas redes sociais da Prefeitura. “Percebi que era algo que se encaixava no que eu gostaria de fazer de bem para a sociedade. Eu não tinha pretensão de adotar, mas queria acolher uma criança por um tempo determinado e ajudá-la nessa jornada”, contou.
A decisão de acolher, para muitos, nasce de um impulso genuíno de ajudar. Foi assim também com o casal Cleber Roberto Delphino e Karine de Andrade Delphino.
“Quando soubemos do Serviço, pensamos: é uma forma de poder fazer algo concreto. Não tínhamos nada preparado no nosso primeiro acolhimento, mas recebemos doações de tudo. Foi uma corrente do bem”, comentou Karine.
O serviço do Ninho
O Ninho integra a rede de proteção social de alta complexidade de Santa Bárbara d’Oeste e oferece cuidado provisório em ambiente familiar para crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção.

O acompanhamento técnico é mantido até o retorno à família de origem ou encaminhamento para adoção.
Famílias interessadas podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (www.santabarbara.sp.gov.br, banner “Acontece”), pelo telefone e WhatsApp (19) 3454-0795, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Rua Dante Tortelli, 106, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Fotos: Prefeitura de S. Bárbara

Anúncio