A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Americana (SP) promoveu na segunda-feira (10) uma capacitação prática sobre manejo de animais silvestres voltada aos novos guardas municipais.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A atividade ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Ecológico Municipal Engenheiro Cid Almeida Franco, com o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico dos agentes e fortalecer a atuação da Guarda Municipal de Americana (Gama) na proteção da fauna local.
O encontro reuniu 35 participantes e integrou a disciplina de Meio Ambiente do curso de formação dos novos guardas. Os participantes foram recebidos pela equipe técnica do NEA, formada por biólogos, veterinários, tratadores e funcionários da cozinha responsável pela alimentação dos animais.

A secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales, destacou que a atividade oferece orientações essenciais sobre o manejo seguro de animais silvestres. “São orientações que podem salvar a vida do animal, mas que precisam ser feitas com toda a segurança do agente. Agradecemos ao GPA e à Guarda Municipal pela confiança em nosso trabalho e pela dedicação, empenho e respeito ao meio ambiente“, disse.
O inspetor e instrutor Jonas Alécio, responsável pelo GPA da Gama, explicou que o treinamento é fundamental diante da demanda crescente por esse tipo de atendimento. “Só no ano de 2024, foram realizados 939 atendimentos pela Guarda Municipal. Agradecemos a parceria com o Parque Ecológico, que proporcionou, por meio da visita técnica, uma excelente experiência prática aos novos guardas municipais, que estarão mais preparados para melhor servir a população americanense“, explicou o instrutor.

Durante a capacitação, os agentes participaram de palestras e atividades práticas sobre bem-estar animal, prevenção de acidentes, resgate e destinação adequada de animais silvestres, além de receberem orientações sobre legislação ambiental e equipamentos de captura.
A diretora da Unidade de Parque Ecológico, bióloga Silvia Maria de Campos Machado Ortolano, afirmou que a formação amplia o conhecimento dos guardas sobre a rotina e estrutura do parque. “Fizemos uma apresentação do espaço, e os participantes puderam conhecer toda a estrutura e o trabalho desenvolvido pelas equipes de profissionais. A ajuda na captura de animais, como cobras e jacarés, é essencial para a proteção, resgate, manejo e respeito com as espécies“, concluiu.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Americana



