A operação contra o tráfico internacional de drogas, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), cumpriu mandados em Americana e Santa Bárbara d’Oeste (SP) nesta terça-feira (20).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A ação integra a Operação Expurgo e resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além da apreensão de armas e dinheiro em cidades da região.
Segundo informações da Polícia Federal, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em endereços ligados aos investigados.
As ordens judiciais são executadas nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba, Limeira, Botucatu, São Paulo e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
Investigação teve início em 2025
A investigação teve início após uma ação realizada em janeiro de 2025, quando bolivianos foram presos em flagrante em Limeira, transportando 17 quilos de cocaína.
De acordo com a apuração, os envolvidos atuavam como mulas do tráfico, ingerindo cápsulas de cocaína ainda na Bolívia para transporte clandestino até o Brasil.
Apreensões e prisões na região
Durante a operação desta terça-feira (20), policiais localizaram armas de fogo, incluindo revólveres e um fuzil, além de dinheiro em espécie.
Parte do dinheiro foi encontrada em um fundo falso de um imóvel em Santa Bárbara d’Oeste, conforme informou a Polícia Federal.
Dois homens foram detidos durante a ação, e as diligências seguem em andamento nas cidades-alvo.
Estrutura criminosa
A Polícia Federal informou que alguns integrantes da organização criminosa possuem ligação com facção paulista, com atuação dentro e fora do sistema prisional.
A droga, segundo a investigação, era trazida de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, ingerida em cápsulas e transportada até São Paulo, de onde seguia para o interior.
A Polícia Federal destacou que parte dos investigados já se encontra presa por mandados anteriores, flagrantes ou condenações definitivas por tráfico de drogas.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Polícia Federal
Anúncio


