A indicação do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, afastado do cargo nesta quarta-feira (23) após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União que investiga fraudes bilionárias no Instituto foi do atual ministro Carlos Lupi (PDT).
As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo (INSS). Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
Em entrevista coletiva após o afastamento de Stefanutto, Lupi afirmou que a nomeação do agora afastado presidente é de sua inteira responsabilidade. “Agora o cuidado é para não colocar essas pessoas na fogueira sem antes dar o direito de defesa a essas pessoas. Todo mundo é inocente até que se prove o contrário”, disse Lupi.
“Continue esse homem reto, leal à causa pública e, principalmente, que não se deixa dobrar por interesses menores. Quem ganha é o povo brasileiro, é o INSS, somos todos nós”, disse Lupi em julho de 2023 ao empossar Stefanutto.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Lupi x Americana x Maria Giovana: Carlos Lupi já esteve em Americana por algumas vezes. Em 2022, esteve no lançamento da campanha de Maria Giovana (PDT), sua “apadrinhada” política. Na época, Giovana se lançava candidata a prefeita de Americana, mas não conseguiu se eleger.
“Todo caso de corrupção precisa ser investigado e caso comprovado precisa ser devidamente punida”, disse Maria Giovana ao Entrenews.
Na época do lançamento da campanha, Maria Giovana elogiou Lupi. “Gostaria de agradecer o presidente do PDT @carloslupipdt pela presença no lançamento da minha campanha no fim de semana. É fundamental receber o apoio de uma pessoa tão especial quanto ele, sei que estou no caminho certo. Muito obrigada, Carlos Lupi!”.
Presidente do INSS é afastado após operação que investiga fraude bilionária

Anúncio