O curso “Feras de Férias no Zoo” foi concluído, nesta sexta-feira (18), com uma experiência inédita no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana. As crianças conheceram de perto filhotes de jacaré e participaram de uma ação de enriquecimento no recinto das antas.
A interação com os cinco filhotes de jacaré-tinga, sob os cuidados do zoológico após apreensão por tráfico, despertou a curiosidade dos participantes sobre as características e o papel desses animais na natureza. A atividade foi conduzida pela equipe do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), com base na campanha da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que tem como tema “Jacaré de Boa na Lagoa”.
“A proposta foi explorar as características, o habitat e a importância dos répteis, além de reforçar o papel dos zoológicos e a responsabilidade de cada um na proteção das espécies”, explicou a bióloga Silvia Maria de Campos Machado Ortolano, coordenadora do NEA.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
As crianças também participaram de uma ação de enriquecimento no recinto das antas, prática que estimula comportamentos naturais dos animais, como caça, marcação de território e exploração do ambiente. O enriquecimento pode ser de diferentes tipos: alimentar, sensorial, cognitivo, social, estrutural e ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, acompanhou as atividades do curso. “Durante os três dias, os participantes vivenciaram experiências que ampliaram seus conhecimentos sobre os animais e a natureza. Essa vivência será importante para promover a conscientização sobre o ecossistema, a preservação ambiental e o respeito aos animais”, destacou.
O Parque Ecológico de Americana funciona de quarta a domingo, das 8h às 17h, na Avenida Brasil, 2.525 – Jardim Ipiranga.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Anúncio