O preço do café continua em alta nos supermercados da região de Americana. A tendência é que os valores permaneçam em alta até 2026. O Entrenews esteve em alguns supermercados nesta segunda-feira (28) e registrou preços de até R$42,49 no pacote de 500 gr, de marca considerada “popular”.
De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a safra de café do Brasil para 2025/2026, com colheita prevista para começar entre o fim de abril e maio, deverá ter uma produção total menor que a da temporada 2024/2025. A projeção do Cecafé aponta para uma diminuição de 13% na colheita do café arábica, o tipo mais produzido e considerado mais sofisticado no país. Em contrapartida, espera-se um crescimento de 18% na produção de café robusta, de qualidade mais simples. Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores de café do mundo.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
“As perspectivas para a nova safra de café no Brasil são desafiadoras devido às condições climáticas adversas que afetaram a produtividade das lavouras desde 2020. Os preços do café arábica devem seguir em alta. A volatilidade nos preços é esperada devido à oferta restrita e demanda crescente. Os estoques de café estão em níveis historicamente baixos, o que pode pressionar os preços futuros”, esclareceu Celírio Inácio, diretor-executivo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
Ainda de acordo com o Cecafé, apenas uma colheita bem-sucedida nesta safra, seguida de boas condições climáticas para floradas no 2º semestre, poderia indicar queda nos preços no próximo ano
Analisando os dados históricos, o preço do café arábica aumentou impressionantes 1.633% de 1996 a 2025, enquanto o robusta valorizou 3.651% de 2001 a 2025.
Veja as principais causas do aumento do preço do café:
1. Condições climáticas adversas
2. Crescente demanda global
3. Redução da produção no Vietnã e Indonésia
4. Impacto dos custos de produção
5. Especulação no mercado de commodities
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
