A Prefeitura de Nova Odessa (SP) respondeu nesta semana às alegações publicadas pelo Jornal de Nova Odessa, em matéria veiculada no dia 12 de julho, que questionava a autoria do projeto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Segundo a administração, a implantação da UTI foi 100% idealizada e executada pela atual gestão, com transparência e resultados concretos já comprovados à população.
Projeto surgiu no programa de governo da atual gestão
Até 2020, a criação de uma UTI em Nova Odessa era considerada inviável do ponto de vista financeiro. A proposta passou a integrar o programa de governo do prefeito Cláudio Schooder (Leitinho) e do vice-prefeito Alessandro Miranda (Mineirinho), com início de planejamento e tratativas a partir de 2021.
O projeto ganhou viabilidade em 2023, quando a Prefeitura firmou parceria com a Construtora Midas, que arcou com todos os custos da obra civil e desenvolveu o projeto executivo. Coube ao poder público a instalação dos sistemas hospitalares e a compra dos equipamentos médicos, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.
Obra não teve envolvimento de gestores anteriores
A Prefeitura esclarece que nenhum gestor da Secretaria de Obras anterior a 2023 teve participação no projeto, diferente do que foi sugerido na reportagem do jornal.
Todas as decisões técnicas e operacionais foram elaboradas após o início da parceria com a iniciativa privada, seguindo processos legais e públicos.
UTI atendeu 237 pacientes no primeiro ano
Inaugurada em 2024, a UTI atendeu 237 pacientes em seu primeiro ano, evitando transferências para outros municípios e viabilizando procedimentos inéditos na cidade, como implantes de marcapasso e cirurgias ortopédicas complexas.
A unidade conta com cinco leitos, sendo um de isolamento, e estrutura preparada para expansão até nove leitos, de acordo com a demanda crescente por cuidados intensivos.
Prefeitura defende conquista coletiva da cidade
A Prefeitura afirma que a implantação da UTI é resultado da coragem política, competência técnica e da articulação entre poder público e setor privado. Ressalta ainda que distorções sobre a origem do projeto desrespeitam o esforço conjunto de profissionais, empresas e servidores municipais que viabilizaram o serviço.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Anúncio