Primeiro santo millennial, Carlo Acutis é canonizado no Vaticano

Primeiro santo millennial, Carlo Acutis é canonizado no Vaticano

Postado em 08/09/2025 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

O adolescente italiano Carlo Acutis foi canonizado neste domingo (7) em cerimônia conduzida pelo papa Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano. Conhecido como “Influenciador de Deus”, Acutis tornou-se o primeiro santo da geração millennial, formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, no dia 12 de outubro, mesma data da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A ligação com o país também está no milagre que levou à sua beatificação em 2020.

Uma criança brasileira, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), foi curada de forma inexplicável após o contato com uma peça de roupa do jovem que continha vestígios de sangue.

 

Primeiro santo millennial, Carlo Acutis é canonizado no Vaticano
Família de Carlo Acutis na Procissão das Oferendas

 

Cerimônia no Vaticano marca canonização de Carlo Acutis

 

A celebração pela canonização de Acutis reuniu milhares de fiéis e autoridades civis, entre elas o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana.

Na mesma ocasião, a Igreja Católica declarou santo o italiano Pier Giorgio Frassati, lembrado por seu engajamento social e espírito de caridade cristã.

Durante o rito solene, Leão XIV ressaltou a importância do exemplo dos dois jovens. O pontífice afirmou que todos são chamados à santidade e destacou que essa foi sua primeira canonização desde a eleição em maio.

 

Entenda como funciona o processo de canonização na Igreja Católica

 

Antigamente somente o papa podia promover uma causa de canonização. Hoje, os bispos também têm autoridade para iniciar esse processo em qualquer diocese do mundo.

O bispo nomeia um postulador, espécie de advogado, responsável por investigar detalhadamente a vida do candidato e comprovar sua fama de santidade. Quando a causa é aberta, o candidato recebe o título de Servo de Deus.

O primeiro processo é o das virtudes ou martírio. Essa etapa é a mais longa porque envolve uma análise minuciosa da vida do Servo de Deus. Em caso de martírio, é necessário comprovar as circunstâncias da morte. Ao final dessa fase, o candidato é reconhecido como Venerável.

O segundo processo é o da beatificação, que exige a comprovação de um milagre atribuído ao candidato. Para mártires, o milagre não é necessário. Após a beatificação, o fiel recebe o título de Beato.

O terceiro e último processo é o da canonização, que requer um milagre ocorrido após a beatificação. Uma vez comprovado, o beato é proclamado santo e passa a ser cultuado universalmente.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Fotos: Vatican Media
Primeiro santo millennial, Carlo Acutis é canonizado no Vaticano

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio