Psicóloga alerta sobre prazo de empresas para avaliação de riscos psicossociais

Psicóloga alerta sobre prazo de empresas para avaliação de riscos psicossociais

Postado em 26/03/2025

Anúncio

A partir de 26 maio deste ano, as empresas brasileiras terão que incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A exigência é fruto da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024. A mudança destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores.

“A avaliação de riscos psicossociais é crucial para identificar e mitigar fatores que afetam a saúde mental dos colaboradores. As empresas têm a responsabilidade de implementar políticas e práticas que promovam a saúde mental, incluindo a formação de equipes para lidar com esses riscos”, ressalta a psicóloga Karina Marcuci, especialista na área.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

As empresas são orientadas a contratar especialistas como consultores para auxiliar na identificação e avaliação de riscos psicossociais, especialmente em casos mais complexos. “Investir em treinamentos sobre saúde mental e riscos psicossociais ajuda a conscientizar os colaboradores e cria um ambiente de apoio e compreensão, tendo também como benefício a retenção de talentos”, acrescenta Karina.

O que são riscos psicossociais?

Riscos psicossociais estão relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais no ambiente laboral. Eles incluem fatores como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho. Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental nos trabalhadores.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Qual a importância dessa mudança?

A medida reforça a necessidade de ambientes de trabalho saudáveis, promovendo a saúde mental dos trabalhadores e contribuindo para a redução de afastamentos e aumento da produtividade. Empregadores que já adotam boas práticas relacionadas aos riscos psicossociais terão menos dificuldades na adaptação às exigências. Com essa atualização, o MTE busca consolidar a gestão de riscos psicossociais como parte integral das estratégias de SST, promovendo ambientes mais seguros e saudáveis para todos.

 

Postado em 26/03/2025

Categorias: Geral

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio