Santa Bárbara d’Oeste (SP) vai ampliar a oferta de exames laboratoriais e de especialidades na rede municipal de Saúde a partir de agosto, conforme anunciou o prefeito Rafael Piovezan no domingo (27).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A medida prevê o agendamento de cerca de 70 mil exames nas próximas semanas, com reforço na estrutura de coleta e atendimento descentralizado em diferentes regiões da cidade.
Segundo o prefeito, os pacientes em espera devem ficar atentos. “Se você está na fila de espera, fique atento ao seu telefone. Nossa equipe fará o agendamento diretamente com cada pessoa”, explicou Rafael Piovezan. Ele reforçou o compromisso da gestão com o bem-estar da população. “Estamos trabalhando para garantir o atendimento e o bem-estar de todos.”
Novo ponto de coleta e reforço nos complexos de Saúde
Um novo ponto de coleta será instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Boa Vista até o final de agosto. A unidade está sendo adaptada e permitirá redistribuir os atendimentos entre três locais de coleta, organizados por região de referência.
Também haverá reforço nos Complexos Regionais de Saúde do Jardim Pérola e Jardim Europa, com ampliação de exames como ultrassonografia, ecocardiograma, doppler, holter, Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e eletroencefalograma.
Oferta ampliada aos finais de semana
O Centro de Exames e Diagnósticos terá nova oferta aos finais de semana, com a ampliação de exames como colonoscopia e endoscopia, ainda durante o mês de agosto.
Retomada após a crise da dengue
A ampliação acontece após o primeiro semestre ser marcado pela epidemia de dengue, que exigiu esforços emergenciais da rede. “Tivemos que mobilizar nossa estrutura de forma emergencial para o atendimento dos casos de dengue, com mais de 200 mil exames laboratoriais realizados no período e outros 30 mil voltados a especialidades”, afirmou Piovezan. “Mesmo diante desse desafio, sabemos da importância de todos os exames serem feitos.”
Planejamento inclui agilidade e retorno de consultas
O secretário municipal de Saúde, Marcus Pensuti, afirmou que o trabalho segue um plano estratégico. “Estamos organizando a rede para garantir mais agilidade, descentralização e melhor acesso aos exames, respeitando a referência das UBSs.” Ele também destacou o reforço nas consultas com especialistas. “Vamos ampliar o número de consultas para que os pacientes consigam realizar seus retornos e concluir sua linha de cuidado.”
Agendamentos serão feitos diretamente pela Secretaria
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste orienta que os pacientes não procurem diretamente os serviços.
Os agendamentos ocorrerão conforme os registros da fila de espera. A Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato com os pacientes e reforça a importância de manter os cadastros atualizados.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara

Anúncio