O risco de incêndios em vegetação permanece elevado em praticamente todo o Estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil. A situação exige atenção redobrada das equipes municipais e estaduais devido às condições críticas típicas do período de estiagem.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Níveis de emergência de incêndios
No dia 5 de outubro, grandes áreas do Estado estavam em nível de emergência (roxo), especialmente nas regiões de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Presidente Prudente.
O nível de alerta (vermelho) se concentrava no Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e litoral sul, onde a baixa umidade e ventos favorecem a propagação do fogo.
Em 6 de outubro, o nível crítico se expandiu para o noroeste, centro e oeste do Estado, incluindo municípios como Barretos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Assis, Bauru e Presidente Prudente. A faixa leste, abrangendo parte do Vale do Paraíba, Região Metropolitana e trechos do litoral norte, também registrou condições críticas. O nível de alerta se manteve ao longo do litoral paulista.
No dia 7 de outubro, houve leve redução das áreas em emergência, mas aumento dos níveis de alerta (vermelho) e alto (laranja) nas regiões de Bauru, Piracicaba, Marília e Presidente Prudente. Apesar da variação, o risco continua elevado e exige monitoramento constante.
A Defesa Civil reforça que a população deve evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos ou descarte de lixo e acionar imediatamente as autoridades locais ao identificar fumaça ou focos de incêndio.
Incêndio próximo a condomínio queima carros e animais em Santa Bárbara
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Agência SP

Anúncio