Santa Bárbara confirma 3ª morte por dengue em 2025

Santa Bárbara confirma 3ª morte por dengue em 2025

Postado em 30/03/2025

Anúncio

O munícipio de Santa Bárbara d’Oeste (SP) confirmou na tarde de sexta-feira (28), a 3ª morte por dengue registrada em 2025. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

De acordo com a pasta, a vítima era uma mulher, com idade entre 65 e 70 anos. O óbito foi registrado no início de março e estava em investigação.

Os dois primeiros óbitos ocorreram em fevereiro e janeiro. As vítimas também eram mulheres, uma com idade entre 40 e 50 anos e outra entre 80 e 85 anos.

Até a tarde de sexta-feira, Santa Bárbara registrava 2.399 casos confirmados e 11 óbitos sob investigação.

 

Orientações

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste reforça que a participação da população é essencial e incentiva a receber os agentes de controle de endemias, que orientam sobre medidas simples e eficazes para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Todas as ações são gratuitas e não há cobrança de taxas para nenhum serviço ou produto utilizado.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores no corpo, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação, pois alguns medicamentos podem agravar o quadro clínico.

Vale ressaltar que a pessoa também deve ficar atenta aos sinais de alarme para a dengue que incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, dificuldade de respirar e diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar agravamento do quadro. Neste caso, é primordial procurar o serviço de saúde imediatamente.

 

Prevenção

 

Além das ações realizadas pela Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito, sendo dever de todos eliminar os criadouros. Confira algumas medidas:

 

  • Utilizar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;

 

  • Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais utilizar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;

 

  • Limpar as calhas e caixas d’água;

 

  • Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;

 

  • Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;

 

  • Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;

 

  • Não utilizar pratinhos embaixo dos vasos;

 

  • Evitar bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;

 

  • Usar telas nas caixas d’água;

 

  • Limpar e fazer o tratamento adequado nas piscinas.

 

Para mais informações sobre as ações e serviços, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Vigilância em Zoonoses está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto Ilustrativa

Postado em 30/03/2025

Categorias: Cidades Destaques

Tags: , ,

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio