O Município de Santa Bárbara d’Oeste (SP) propôs endurecimento das penas aplicadas em casos de queimadas após incêndio de grandes proporções registrado no domingo (21).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A Prefeitura intensificou as ações de fiscalização e combate às queimadas, com foco na identificação de responsáveis pelo fogo que atingiu regiões do bairro Firenze, Dona Margarida, Conjunto Roberto Romano, Distrito Industrial e margens das rodovias dos Bandeirantes, Luiz de Queiroz (SP-304) e Comendador Américo Emílio Romi (SP-306).
Projeto de Lei em andamento
Segundo a Administração, um projeto de Lei será encaminhado até sexta-feira (26) à Câmara Municipal. A proposta trata de infrações administrativas ambientais e prevê punições mais severas.
O incêndio de domingo consumiu cerca de 5 milhões de metros quadrados, com danos ambientais significativos que afetaram fauna, flora, saúde pública e causaram prejuízos materiais.
O prefeito Rafael Piovezan destacou que o episódio pode ter sido o maior incêndio já registrado na cidade. “Tivemos uma situação atípica, com três focos simultâneos em áreas distantes, somado ao fato dos vendavais que auxiliaram a alastrar o fogo. Os danos foram gigantescos e a recuperação ambiental demorará décadas. Diante disso, já estamos trabalhando na elaboração de novas leis que tratam sobre este assunto. Temos um cenário desolador e não nos falta coragem para enfrentar mais este desafio”, afirmou o prefeito.
Conscientização e ações educativas
O Município também anunciou medidas de conscientização com empresas, condomínios e moradores em áreas vulneráveis. A proposta busca estimular o cuidado coletivo e reduzir os riscos.
Rafael Piovezan afirmou que não faltará coragem para enfrentar o problema e ressaltou que o trabalho das equipes de segurança e apoio evitou feridos ou mortes durante o incêndio.
“Graças a Deus, ao trabalho das equipes da Prefeitura, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento de Água e Esgoto, do Corpo de Bombeiros, das brigadas de incêndio e dos cidadãos ninguém teve nenhum ferimento ou perdeu a sua vida nesta ocorrência”, completou o prefeito.
Histórico de autuações por queimadas
Antes da ocorrência de domingo, o Município já havia identificado e multado os responsáveis por queimadas nos bairros Alphacenter, no dia 13, e Terras de Santa Bárbara, no dia 9.
As multas aplicadas chegaram a R$ 15 mil, conforme a legislação vigente.
Incêndio próximo a condomínio queima carros e animais em Santa Bárbara
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara

Anúncio