A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste (SP) aprovou projetos e moções durante a 38ª Reunião Ordinária, nesta terça-feira (21), mas rejeitou pedidos de convocação de secretários municipais. Entre as pautas aprovadas estão novas datas comemorativas e projetos voltados à inclusão e ao bem-estar da comunidade.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Projetos de Lei e Decretos aprovados
- O Projeto de Lei nº 131/2025, de autoria do vereador Joi Fornasari, institui o “Dia do Passinho” no Calendário Oficial de Eventos do Município. O Projeto de Lei nº 95/2025, da vereadora Esther Moraes, cria o “Dia Municipal do Flashback”, celebrado anualmente em 5 de novembro.
- O Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2025, dos vereadores Cabo Dorigon e Esther Moraes, institui o Projeto “Câmara da Inclusão”, focado em acessibilidade e valorização da diversidade no Legislativo. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 94/2025, de Esther Moraes, que cria o Selo “Comunidade Amiga dos Pets”.
- O Projeto de Lei nº 98/2025, de Arnaldo Alves, que estabelece o mês “Agosto Dourado” para promoção do aleitamento materno, teve a votação adiada a pedido do autor.
Requerimentos rejeitados
Foram rejeitados os requerimentos que pediam a presença de secretários municipais:
- O Requerimento nº 607/2025 solicitava a convocação do secretário de Saúde, Marcus Pensuti, sobre atrasos no pagamento de médicos.
- O Requerimento nº 611/2025 previa a convocação da secretária da Fazenda, Paula Fernanda Marchesin de Mori, para esclarecer atraso da Bolsa Creche da rede municipal.
Moções e honrarias

Os 17 requerimentos de moção foram aprovados, reconhecendo trabalhos de profissionais e instituições locais. O vereador Felipe Corá homenageou o Conselho de Pastores de Santa Bárbara d’Oeste (COPASBO). Celso Ávila destacou Donizeti Valentin Possignollo, conhecido como João do Freio, da empresa Só Freios. O vereador Juca Bortolucci prestou homenagem a Tomas Lucas, idealizador da Festa Amor à Criança Especial, em sua 25ª edição.
Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, a assistente social Cássia Ribeiro da Costa Silva, mestre em Educação, abordou o tema Dislexia, em alusão ao mês de Conscientização sobre a condição. A participação foi convidada pelo gabinete da vereadora Esther Moraes.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Fotos: Câmara de S. Bárbara

Anúncio