De dois maços por dia a uma vida sem cigarro, participantes do programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara d’Oeste (SP) mostram histórias de superação. Na segunda-feira (11), o grupo encerrou as atividades com avaliação final, entrega de certificados e confraternização.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Estela Bernardino da Rocha Força, 59 anos, fumava até dois maços por dia para lidar com ansiedade e irritação. Ela conseguiu abandonar o vício após procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. “Hoje estou há quase 40 dias sem colocar um cigarro na boca. Não é fácil, mas também não é impossível”, contou.

Márcio Renato Pires de Lima, de 67 anos, havia parado de fumar por 15 anos, mas voltou ao hábito. Com apoio do programa, reforçou a importância do acompanhamento psicológico e do suporte multiprofissional. “É muito melhor parar do que continuar, e ainda sobra dinheiro no bolso”, disse.
Gislaine Nascimento da Silva, de 32 anos, fumava há 16 anos e conseguiu parar em apenas uma semana. Ela destacou que a experiência mostrou que abandonar o cigarro é possível e vale a pena.
Sobre o programa Saúde sem Tabaco
O programa ofereceu três meses de encontros semanais com acolhimento, testes de dependência, consultas médicas e odontológicas, reuniões motivacionais e acompanhamento psicológico e farmacêutico.

O “Saúde sem Tabaco” é coordenado pelo Núcleo de Ações Coletivas (NAC) da Secretaria de Saúde e realizado gratuitamente, com equipe capacitada pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD), em São Paulo.
Inscrições para novas turmas podem ser feitas nas UBS, e a Secretaria de Saúde divulgará em breve o novo cronograma.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara

Anúncio