Santa Bárbara entrega remédios gratuitos contra esporotricose

Santa Bárbara entrega remédios gratuitos contra esporotricose

Postado em 31/07/2025 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (SP) iniciou, na terça-feira (29), a entrega gratuita de remédios para tratamento da esporotricose animal. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, com foco em cães e gatos diagnosticados com a doença.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Mais de 900 remédios já foram distribuídos desde o início do ano, beneficiando 149 animais.

Para receber a medicação, o tutor deve apresentar notificação obrigatória do caso, receita veterinária válida por 30 dias, documento pessoal e comprovante de endereço do município.

 

Locais de atendimento

 

A retirada pode ser feita no Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), às terças-feiras das 9h às 12h e quintas-feiras das 13h às 16h, localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.

Famílias de baixa renda também podem procurar a Clínica Veterinária Municipal “Meu Pet”, na Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano, 467, Jardim Souza Queiroz.

O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h, mediante comprovação de residência e preenchimento de termo de vulnerabilidade.

 

Procedimentos

 

Os animais atendidos na clínica, após diagnóstico, já recebem no local o antifúngico necessário para 30 dias de tratamento. Para continuidade, é exigida nova receita atualizada, com acompanhamento médico. Casos diagnosticados em clínicas particulares também têm direito ao fornecimento, mediante apresentação da documentação exigida no DVZ.

Apenas medicamentos padronizados para tratamento da esporotricose são fornecidos. Demais fármacos prescritos em situações específicas devem ser adquiridos pelo tutor.

 

Conscientização e prevenção

 

Técnicos da Prefeitura seguem com visitas domiciliares, palestras nas escolas e ações educativas para conscientizar a população sobre os riscos da doença.

A esporotricose felina é de notificação obrigatória, conforme determina a Lei Municipal nº 4394/2023. Veterinários devem comunicar os casos ao e-mail [email protected].

A esporotricose é causada por fungos do gênero Sporothrix, comuns em solo e materiais vegetais. A forma mais grave da doença é transmitida por felinos infectados. Feridas na pele são sinais comuns em animais e humanos.

O tratamento é possível, mas deve começar o quanto antes para garantir a cura.

 

Dicas de prevenção

 

  • Utilize luvas no manejo de animais infectados
  • Mantenha ambientes higienizados com água sanitária
  • Não deixe felinos soltos na rua
  • Jamais abandone animais doentes
  • Animais que morrerem em decorrência da doença não devem ser enterrados

 

Para mais informações, o telefone do DVZ é (19) 3454-4020, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura Santa Bárbara
Santa Bárbara entrega remédios gratuitos contra esporotricose

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio