Santa Bárbara d’Oeste (SP) foi selecionada para sediar a Mostra Nacional e Internacional de Animação 2025, que acontece no dia 28 de outubro, às 19h, no CEU das Artes.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A cidade passa a integrar oficialmente o circuito do evento, que ocorre simultaneamente em mais de 50 países, celebrando o Dia Internacional da Animação (DIA). Toda a programação é gratuita, confira abaixo.
Filmes nacionais
- Guaracy (Dir. Eliete Della Violla / Daniel Bruson – Sorocaba/SP, 12min08s)
Uma neta investiga a relação com seu avô, um policial aposentado que ama música, compondo um mosaico animado de afetos, dúvidas e lembranças vividas, contadas e imaginadas.
- Medo de Cachorro (Dir. Italo Tapajos – Natal/RN, 09min21s)
Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si, buscando compreender o sentimento que nos torna quem somos.
- Revoada (Dir. Tuan Fernandes / Gabrielle Neara / Dinora Melo – Fortaleza/CE, 03min22s)
Curta de animação tradicional pintado frame a frame que apresenta um voo de pássaros pelas paisagens.
- Pequeno B (Dir. Lucas Borges – Juiz de Fora/MG, 14min12s)
Em um bairro distante, um duelo emocionante é marcado após a aula. De um lado, um adversário que age de forma covarde. Do outro, Pequeno B e seus amigos leais.
- Lapso (Dir. Mônica Moura – São Paulo/SP, 03min18s)
Uma narrativa sobre o desejo de conhecer seu eu mais jovem, observando traços deixados no passado, apesar da assincronia do tempo.
- Kabuki (Dir. Tiago Minamisawa – Florianópolis/SC, 14min30s)
Kabuki reside em um corpo masculino que não reconhece. Sem identidade desperta a Alma, transcende a impermanência do corpo material e se nutre do mundo.
Filmes internacionais
- Quma y las Bestias (Dir. Iván Stur + Javier Ignacio Luna Crook – Argentina, 11min)
Um menino chamado Quma, há 12.000 anos, se perde numa floresta, vivencia seu despertar espiritual e encontra mamíferos gigantes numa aventura transformadora.
- Impossible Journey (Dir. YUCA – EUA/BR, 5min33s)
A jornada de duas cegonhas revela a crise na assistência à saúde materna. Cada obstáculo serve como metáfora para complicações obstétricas e violência.
- Amanecer (Dir. Clara Rodriguez de Almeida – Uruguai, 4min)
Reflexão sobre quem somos e fomos, reencontro com o passado, lembranças de amizades e experiências que marcam a vida.
- L’Amour en Plan (Dir. Claire Sichez – Estônia, 14min)
Após 20 anos juntos, Carine, Fabrice e o filho vivem uma rotina sem encontros de olhares, cada um em seu próprio espaço.
- Winter Memories (Dir. Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari – Irã, 9min)
Uma mulher tenta reunir memórias da infância enquanto lida com perdas, tecendo uma história de amor e pertencimento em meio à guerra.
Inclusão e cultura local
A programação é acessível a pessoas com deficiência visual e auditiva. A participação de Santa Bárbara d’Oeste valoriza a cultura local, estimula a criatividade e aproxima diferentes gerações do universo da animação.
Sobre o Dia Internacional da Animação
Celebrado desde 2004 no Brasil, o DIA mobiliza bibliotecas, pontos de cultura e escolas. A data de 28 de outubro relembra a primeira projeção pública de imagens animadas, realizada em 1892 por Émile Reynaud, com o Teatro Óptico.
O movimento surgiu em 2002 por iniciativa da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).
A escolha da data de 28 de outubro relembra a primeira projeção pública de imagens animadas da história, realizada em 1892 por Émile Reynaud, com o Teatro Óptico, marco inicial da animação mundial.
Serviço:
Mostra Nacional e Internacional de Animação
Data: 28 de outubro de 2025, às 19h
Local: CEU das Artes – Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara

Anúncio