Santa Bárbara reforça orientações sobre febre maculosa nos PS

Santa Bárbara reforça orientações sobre febre maculosa nos PS

Postado em 27/08/2025 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (SP) intensificou na última semana as orientações sobre febre maculosa brasileira nos Prontos-Socorros “Dr. Edison Mano” e “Dr. Afonso Ramos”, reforçando o alerta para diagnóstico e tratamento rápidos.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

A cidade é considerada área endêmica para a doença, o que exige atenção redobrada de profissionais de saúde e da população.

A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), ligado à Secretaria de Saúde. A ação reuniu 108 médicos e enfermeiros que receberam informações atualizadas sobre sinais, protocolos e a importância do início imediato do tratamento.

O objetivo é garantir que casos suspeitos sejam identificados sem demora, reduzindo riscos à vida.

Encontrar um carrapato ou ser picado não significa, necessariamente, desenvolver a doença. Mas é essencial estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica rapidamente”, reforçou o DVZ em comunicado.

 

Sintomas e atenção redobrada

 

Os sintomas incluem febre súbita, dores musculares, dor de cabeça, vômitos e diarreia. A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa com sintomas até 15 dias após frequentar áreas verdes ou ser picada por carrapatos seja considerada suspeita.

O tratamento com antibióticos deve começar imediatamente, sem esperar exames laboratoriais, pois a doença pode evoluir rapidamente e levar a óbito.

 

Áreas de risco e prevenção

 

A febre maculosa brasileira é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum), comum em capivaras, gambás, cavalos e cães.

O risco é maior em matas, beiras de rios, áreas de pescaria e regiões periurbanas com vegetação alta.

O Instituto Adolfo Lutz confirma o diagnóstico por meio de duas amostras de sangue coletadas com intervalo de até 21 dias. Retornar para a segunda coleta é fundamental para a identificação da área de transmissão e prevenção de novos casos.

 

Canais de atendimento

 

Em caso de dúvidas, a população pode ligar para (19) 3463-8099, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, ou enviar mensagem para [email protected].

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura de S. Bárbara
Santa Bárbara reforça orientações sobre febre maculosa nos PS

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio