Anúncio
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo lançou nesta terça-feira (2) uma nova fase do Programa SP Mobile, que notificará cerca de 700 pessoas em posse de celulares com queixa criminal.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A ação será realizada em todo o Estado, com intimações e diligências para busca e apreensão de aparelhos.
Ampliação do programa
O Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile explica que o objetivo é recuperar celulares roubados ou furtados que foram reativados por terceiros, muitos sem saber da origem ilícita.
Segundo o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, a operação passa a abranger todas as regiões do estado, incluindo capital, interior e Grande São Paulo, após resultados positivos em projetos-piloto realizados em junho e julho.
Desde o início do projeto, em junho, 3,5 mil celulares foram recuperados, sendo que 52% foram devolvidos às vítimas.
Como funciona o SP Mobile
O sistema cruza dados de boletins de ocorrência com informações fornecidas pelas operadoras de telefonia para identificar receptadores, cumprir mandados e desarticular redes criminosas de revenda.
Nesta fase, haverá duas etapas:
- Intimações: 700 notificações serão enviadas a pessoas que estão em posse de celulares com registro de furto ou roubo. Quem receber a intimação terá três dias úteis para entregar o aparelho voluntariamente.
- Diligências: Quem não atender ao chamado será alvo de busca e apreensão realizada pela Polícia Civil. A posse do celular poderá resultar em responsabilização criminal por receptação, conforme as circunstâncias apuradas.
Sistema mais eficiente para localizar celulares
Segundo o delegado, esta é a primeira vez que a ação acontece em escala estadual simultânea, com um sistema aprimorado para identificar de forma rápida e precisa os possuidores de aparelhos.
O SP Mobile é o primeiro sistema do estado que integra ações de prevenção e repressão ao roubo e furto de celulares, reforçando a segurança e o combate ao crime organizado.
O delegado reforçou a importância de registrar boletim de ocorrência e informar o número do IMEI do aparelho, pois isso facilita a recuperação e devolução ao proprietário.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Governo de SP

Anúncio