A vereadora Talitha De Nadai (PDT) protocolou nesta quarta-feira (30) um requerimento à Prefeitura de Americana (SP)solicitando informações detalhadas sobre a estrutura de atendimento psicológico na rede pública de saúde.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A parlamentar argumenta que a saúde mental é um dos pilares do bem-estar, especialmente diante do avanço dos casos de ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais.
“O papel do psicólogo é vital. O acesso ao atendimento precisa ser rápido e eficiente para acolher quem mais precisa de suporte emocional e psicológico”, declarou Talitha.
Parlamentar pede dados sobre profissionais e pacientes atendidos
No requerimento, Talitha solicita o número atual de psicólogos em atuação na rede municipal. Questiona ainda em quais unidades eles estão lotados e quantos pacientes foram atendidos em 2024 e 2025.
A vereadora também pede o levantamento do tempo médio de espera por consulta e informações sobre eventual planejamento para ampliação da equipe de profissionais de saúde mental.
Grupos vulneráveis e critérios de encaminhamento
Além dos dados gerais, o documento pergunta se a Prefeitura oferece ações específicas voltadas a crianças, adolescentes e idosos. Também solicita esclarecimentos sobre os critérios utilizados para o encaminhamento e atendimento psicológico desses pacientes.
O requerimento será discutido e votado na sessão ordinária do dia 5 de agosto, primeira após o recesso parlamentar. Se aprovado, será enviado ao Poder Executivo para resposta formal.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Câmara Municipal

Anúncio