Anúncio
A Terapia Assistida por Cães trouxe nesta quarta-feira (27) momentos de conforto e leveza ao atendimento do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana (SP). A iniciativa integra o projeto Patas que Curam e tem como objetivo humanizar o atendimento, proporcionando acolhimento emocional a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Três cães terapeutas, acompanhados por tratadores voluntários e uma equipe multiprofissional, percorreram enfermarias e alas de internação, incluindo a pediatria. A proposta complementa os tratamentos médicos tradicionais com o cuidado afetivo proporcionado pelos animais.

Segurança e protocolos
O diretor-geral do hospital, Ruy Santos, explicou que a ação segue normas rigorosas. Ele afirmou que o programa é executado com protocolo de segurança e biossegurança, com higienização dos animais, consentimento prévio dos pacientes ou responsáveis e adesão às regras de controle de infecção hospitalar.
Impacto emocional nos pacientes
A psicóloga hospitalar Camila Peres ressaltou os benefícios da presença dos cães. Segundo Camila, os animais criam um ambiente acolhedor, reduzem a tensão emocional e fortalecem a confiança dos pacientes. Para Camila, isso ajuda na adesão aos tratamentos, especialmente os de longo prazo.

Expansão do projeto
As visitas dos cães ocorrerão semanalmente no hospital e também na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A expansão é resultado da parceria firmada entre a direção do hospital e o projeto Patas que Curam.
Humanização como prioridade no atendimento
O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, enfatizou a importância de iniciativas que promovem bem-estar, já que a humanização do atendimento é uma prioridade da gestão. “Ações como esta reforçam o compromisso de oferecer cuidado integral e acolhedor”, disse.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, em modelo de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Americana

Anúncio