Vereadores se posicionam e comentam troca no comando do DAE Americana

Vereadores se posicionam e comentam troca no comando do DAE Americana

Postado em 22/10/2025

Anúncio

O Portal Entrenews consultou alguns vereadores de Americana a respeito da recente mudança no comando do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Nesta semana, o prefeito Chico Sardelli (PL) anunciou Fábio Oliveira, então secretário de Meio Ambiente, como o novo superintendente da autarquia. Ele assume o lugar de Marco Morelli, enquanto a gestora ambiental Andréa Cristina Fernandes Gonçales é a nova titular da Secretaria de Meio Ambiente.

Os vereadores expressaram opiniões diversas sobre a troca.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Gualter Amado (PDT) foi cauteloso: “Desejo boa sorte para o Fábio, é claro, queremos água e esgoto tratado. Porém, sabemos das dificuldades, pois sucatearam para a concessão, privatização. Para sair do caos leva tempo e teremos altas temperaturas e alto consumo daqui para o fim do ano e início de 2026. A falta de autonomia do superintendente também é um fator que dificulta o processo de recuperação. O Fábio pode ser o próximo culpado da crise hídrica, assim como os que passaram durante esta gestão.”

Para Professora Juliana (PT) , a mudança não ataca a raiz do problema: “Só quem viu a última entrevista do Odir na Vox sabe que a essa altura do campeonato trocar a pessoa a frente da direção do DAE não resolve os problemas. Trocar nomes pode até funcionar bem pra administração no sentido de amenizar o desgaste público e minimizar a percepção sobre a inércia da própria administração. Mas o fato é que o vice deixou claro na entrevista que decisões importantes que competiam ao município na gestão da autarquia não foram tomadas. A primeira ação do novo superintendente (trocar a pessoa responsável pela comunicação da autarquia) revela que a maior preocupação não tem a ver com aspectos técnicos ou operacionais, mas com a imagem pública dos gestores. A decisão do Chico me parece ter mais a ver com a visita do Kassab ao grupo político do prefeito no último fim de semana, do que com uma real mudança de rumo da prefeitura em relação a gestão do DAE”.

Juninho Dias (PSD) demonstrou otimismo: “Acredito que com essa mudança o time do prefeito Chico Sardelli vai se mobilizar de uma forma intensa para dar os primeiros passos que precisam ser dados para a melhorar a que estão da falta de água na cidade”

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Lucas Leoncine (PSD) reconheceu o trabalho anterior e destacou o perfil do novo gestor: “Reconheço os esforços e o empenho do Marcos Morelli, que assumiu um desafio que há décadas afeta milhares de americanenses. As mudanças fazem parte da gestão pública, e a visão técnica do Fábio Oliveira em gestão ambiental será um diferencial importante para o DAE, contribuirá pra aprimorar o sistema hídrico e garantir mais segurança no abastecimento.”

Talitha De Nadai (PDT)  manifestou confiança na decisão do prefeito: “Acredito que essa mudança na direção do DAE tomada pelo prefeito Chico Sardelli, foi fruto de muita reflexão e análise sobre as necessidades do departamento. Tenho confiança de que essa transição trará avanços importantes, especialmente diante do compromisso já manifestado pelo prefeito em cobrar um plano de ação e um cronograma de melhorias. Com essa nova gestão do Fábio, acredito que a população e a cidade como um todo têm muito a ganhar, que iniciaremos uma fase de soluções!!”

Gutão do Lanche (Agir) também se manifestou sobre a troca: “Acho que foi uma decisão assertiva do prefeito Chico, o DAE teve grandes avanços no início do mandato pois nos últimos meses estava deixando a desejar com alguns problemas pontuais que poderiam ter sido resolvidos com uma programação antecipada, não culpo o antigo superintendente pela falta de água dos últimos dias, esses é um problema que vem a anos, o Marcão fez um bom trabalho e todo ciclo tem início meio e fim! Com o início deste novo ciclo com a chegada hoje do novo gestor creio que irá dar uma oxigenada nos servidores, o Fabião é um cara que conhece o Chico a mais de 30 anos e sabe como o Chico gosta que trabalha, isso facilita muito pra poder fazer uma boa gestão, torço e espero muito que o problema da água seja resolvido, sei que é uma missão complicada e tenho certeza que o Fábio junto com sua equipe fará de tudo pra que isso seja resolvido, a população não pode é não merece sofrer mais com essa falta!”

Por fim, Levi Rossi (PRD), afirmou que Fábio deve trabalhar para equalizar o problema. “Acredito que as mudançlas fazem parte da gestão pública, reconheço o trabalho e o esforço que foi desenvolvido pelo diretor anterior e desejo sucesso ao novo indicado, que tenho certeza que não medirá esforços para equalizar o problema crônico do abastecimento de água da nossa cidade”.

Após crise hídrica, Chico Sardelli troca comando do DAE

 

dae-crise-chico

Manutenção do DAE pode afetar sete bairros de Americana nesta terça

Postado em 22/10/2025

Categorias: Política Regional Destaques

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio