Vigilância Sanitária de Americana apresenta balanço de inspeções em casas de repouso ao MP

Vigilância Sanitária de Americana apresenta balanço de inspeções em casas de repouso ao MP

Postado em 29/11/2025

Anúncio

A Vigilância Sanitária de Americana participou, nesta sexta-feira (28), de uma reunião promovida pelo Ministério Público para orientar e alinhar procedimentos com as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do município. O encontro, conduzido pelo promotor de Justiça Dr. André Vitor de Freitas, ocorreu na sede da Promotoria e reuniu também o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comid), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e representantes de ILPIs particulares e conveniadas.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Durante a reunião, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, apresentou o balanço das vistorias realizadas ao longo de 2025. Atualmente, Americana possui 40 ILPIs em funcionamento regular. Neste ano, o órgão municipal realizou 93 inspeções, sendo 35 iniciais, 46 de retorno e 12 motivadas por denúncias.

Eliane abordou resultados, não conformidades recorrentes e os principais pontos de atenção identificados. Entre os temas abordados estiveram segurança predial, higiene, organização, recursos humanos, segurança alimentar e condições de saúde dos acolhidos.

O Comid contribuiu com uma apresentação da presidente Mariana Zimermann, que reforçou o papel do conselho no acompanhamento das instituições. Ela destacou que a força-tarefa conduzida ao longo do ano permitiu concluir a emissão do Certificado de Inscrição para todas as ILPIs cadastradas e anunciou que, em 2026, será iniciado um novo ciclo de visitas presenciais.

A reunião também apresentou o projeto Idoso Legal Americana, sistema virtual do Ministério Público que centraliza informações completas sobre todas as ILPIs do município, como dados cadastrais, responsáveis técnicos, número e perfil dos acolhidos, grau de dependência e imagens das instalações. O painel é alimentado pelas instituições e complementado pela Vigilância Sanitária e pelo MP, permitindo monitoramento contínuo e mais eficiente.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

O promotor André Vitor de Freitas ressaltou o caráter orientativo do encontro. “O objetivo da reunião é prestar orientações e esclarecer dúvidas para que as ILPIs trabalhem dentro da legalidade. Acolher e manter um idoso em uma instituição exige responsabilidade e o cumprimento de normas sanitárias, assistenciais e jurídicas. O balanço é extremamente positivo: reforçamos pontos importantes para garantir a integridade física, psicológica e o bem-estar dos idosos. Graças ao monitoramento constante em parceria com a Vigilância Sanitária, houve um avanço significativo na qualidade do trabalho das instituições”, afirmou.

A coordenadora da Vigilância Sanitária destacou a relevância da aproximação com os responsáveis pelas ILPIs. “Este é um momento muito importante, em que apresentamos os resultados do ano e destacamos as não conformidades mais frequentes, que serão foco das ações no próximo período. É um espaço de orientação, diferente da inspeção, onde elas podem tirar dúvidas e fortalecer esse alinhamento com a Vigilância”, reforçou Eliane Ferreira.

O diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (UVS), Antônio Donizetti Borges, reforçou a importância da integração entre os órgãos. “A atuação conjunta entre o Ministério Público, a Vigilância Sanitária e as próprias instituições tem sido fundamental para elevar o padrão de atendimento nas ILPIs. Essa troca permanente traz mais transparência, aperfeiçoa a fiscalização e assegura melhores condições de cuidado para a população idosa acolhida”, concluiu.

casa-repouso-americana-mp

Postado em 29/11/2025

Categorias: Cidades Destaques

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio