A Vigilância Sanitária de Nova Odessa (SP) emitiu alerta nesta segunda-feira (29) contra o uso e a comercialização do chumbinho em agropecuárias e estabelecimentos similares.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O chumbinho, cujo nome químico é aldicarbe, não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nem em qualquer órgão oficial. O produto é considerado clandestino e oferece sérios riscos para animais e seres humanos.
Por não ter rótulo oficial, o veneno não apresenta informações obrigatórias de segurança, como instruções de manuseio, descrição do agente ativo, orientações médicas ou indicação de antídotos em casos de intoxicação.

Seu uso e venda são ilegais e configuram crime contra a saúde pública e crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998) e no Artigo 273 do Código Penal.
População pode denunciar
A diretora da Vigilância em Saúde, Joseane Martins Gomes, orientou que a população denuncie a prática irregular. Ela reforçou que o veneno não deve ser utilizado em nenhuma hipótese.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-1905, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Anúncio