Estudantes da Fundação Hermínio Ometto (FHO), de Araras (SP), visitaram, na segunda-feira (22), o Centro Ecológico de Santa Bárbara (CESB), em Santa Bárbara d’Oeste (SP). A atividade apresentou a estrutura do espaço e as ações desenvolvidas na área de educação ambiental.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
O grupo foi formado por dez alunos e três professoras vinculados aos projetos do Escritório de Sustentabilidade da FHO, responsável por coordenar iniciativas voltadas ao ensino da sustentabilidade dentro e fora da instituição.
Participaram estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Psicologia, além de uma ex-aluna da faculdade. Durante a visita, os participantes conheceram o funcionamento do CESB e realizaram um tour pelas instalações.
A professora Dra. Raíssa Silveira de Farias, responsável pelo Projeto Carbono Zero da FHO, destacou a experiência vivenciada pelos estudantes. “A visita ao CESB surpreendeu positivamente. O belíssimo trabalho realizado por múltiplas mãos consolidou a minha visão quanto à preocupação e dedicação do Município às questões ambientais e sociais. Agradeço imensamente a oportunidade da visita, com certeza ampliou o olhar dos nossos alunos quanto às possibilidades de ação junto à comunidade.”
A estudante de Ciências Biológicas, Beatriz Luana Jacinto, afirmou que a experiência ampliou sua visão sobre educação ambiental. “O lugar é fantástico e conta com uma minifazenda, estufas, simulador de erosão, minhocário, meliponário e até um Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), que faz um trabalho lindo de reabilitação de animais silvestres. Mas o que mais me marcou foi ver o impacto social de tudo isso: eles usam essa estrutura para receber escolas e moradores da região, aproximando a comunidade da preservação. Essa experiência mostra que a educação ambiental na prática é o que realmente transforma o futuro.”
A ex-aluna de Ciências Biológicas, Isabel Masson, também elogiou a estrutura do espaço. “Como botânica, me alegra quando vejo um espaço com muitas espécies nativas e ainda com placa de identificação, facilitando a compreensão e aproximando o visitante das nossa biodiversidade. Um lugar multidisciplinar, que me encantou. Vou replicar muitas das ideias que vi aqui.”
A visita foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Cleber Luis Canteiro, que ressaltou a importância da troca de experiências com os futuros profissionais. “Quando vemos futuros profissionais conhecendo essa estrutura e levando novas ideias para suas áreas de atuação, temos a certeza de que estamos cumprindo nosso papel de contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável.”
Espaço é referência em educação ambiental
Inaugurado em novembro de 2022, o Centro Ecológico de Santa Bárbara (CESB) reúne diferentes estruturas voltadas à preservação ambiental e à educação.
O espaço conta com o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), Centro de Equoterapia, produção de mudas, minifazenda e um núcleo de educação ambiental que promove oficinas e atividades relacionadas à sustentabilidade.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara
Anúncio


