Em Nova Odessa (SP), a Prefeitura anunciou que a partir de 1º de outubro os moradores poderão fazer cadastro, recadastro ou emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso vai facilitar o acesso de toda a população, especialmente idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e acamados.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Descentralização do atendimento
Atualmente, o serviço é realizado apenas na Secretaria Municipal de Saúde, obrigando a população a se deslocar até o centro da cidade. Sem o cadastro, o atendimento em qualquer unidade de saúde é negado.
A mudança faz parte de um projeto de integração da rede municipal de saúde e busca agilizar o atendimento aos usuários. Com a alteração, todas as sete UBSs do município oferecerão o serviço de cadastro e recadastro, seguindo o mesmo horário da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.
Documentação e atendimento especial
Para realizar o cadastro ou recadastro, o morador deve apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência.
Nos casos de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, um familiar poderá fazer o pré-cadastro na UBS.
Depois, um Agente Comunitário de Saúde (ACS) visitará a residência para concluir o processo.
A Prefeitura reforça que a descentralização tem como objetivo evitar deslocamentos desnecessários, reduzir filas e garantir atendimento a todos os usuários do SUS em Nova Odessa.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Anúncio