A cidade de Nova Odessa (SP) vai receber no dia 4 de outubro (sábado), uma edição inédita do Kart Terapia, que vai reunir 60 crianças com deficiência em uma experiência única de inclusão.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A atividade gratuita será realizada em frente à Prefeitura, em parceria com o Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo (GRUMAA) e o piloto Gene Fireball.
As crianças participantes têm mais de cinco anos e são atendidas pelo GRUMAA. O evento será dividido em duas sessões, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, e estará aberto ao público sem custo.
O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, destacou a importância da ação. “Nosso dever é criar, a cada dia, mais oportunidades de acesso ao esporte e ao lazer para todos. O Kart Terapia mostra como a Prefeitura, junto com a sociedade civil, pode transformar vidas por meio da integração, do respeito e da alegria”, afirmou.
Investimento e melhorias no esporte
O evento será custeado com recursos da contrapartida obtida pela Secretaria de Esportes e Lazer durante os jogos universitários da Interodonto, realizados em setembro.
Parte do valor também foi destinada à instalação de iluminação de LED nos ginásios São Jorge e Santa Luiza e à manutenção do telhado do ginásio Santa Rosa.
Benefícios para o desenvolvimento
O secretário adjunto de Esportes e Lazer, José Henrique de Carvalho, explicou que a prática proporciona múltiplos estímulos. Segundo ele, o kart terapia trabalha emoções, equilíbrio, raciocínio, socialização, concentração, espírito de competitividade e respeito. “Além do recebimento de estímulos proprioceptivos com a vibração do kart, o que faz a experiência muito enriquecedora”, destacou o secretário.
Origem do projeto
O Kart Terapia foi idealizado pelo piloto Gene Fireball e hoje reúne diferentes grupos de apoio em várias regiões do Brasil. Em Nova Odessa, a parceria com o GRUMAA vai garantir a participação das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo grupo na cidade e região.

LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Anúncio