Nova Odessa (SP) inaugurou nesta quinta-feira (3) a maior troca de rede de água da história da cidade em áreas industriais, com a substituição de 6,1 km de tubulações nos setores Recanto e Eneides. O investimento de R$ 3 milhões garante mais eficiência e durabilidade ao sistema hídrico local.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A cerimônia foi realizada nas proximidades da Estação de Captação de Água Recanto (ECA 1), com a presença de autoridades, empresários e representantes da Coden Ambiental, concessionária responsável pelo projeto. Ao todo, foram renovadas 172 ligações de água, beneficiando diretamente empresas dos bairros atendidos, com aumento da pressão e redução de perdas.

Obra histórica e materiais mais eficientes
A nova rede substitui a estrutura antiga de PVC (Policloreto de Vinila) por tubulações de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que garantem maior resistência, durabilidade superior a 50 anos e redução de vazamentos em até 80%. Segundo o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, a obra atende a uma demanda histórica do parque industrial. “Estamos assegurando mais segurança hídrica, eficiência no abastecimento e competitividade para as indústrias de Nova Odessa”, afirmou.
O vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, destacou a continuidade do trabalho iniciado em gestões anteriores. “Queremos Nova Odessa crescendo de forma organizada. Estamos dando sequência a um trabalho que foi iniciado, em grande parte, pelo ex-prefeito Manoel Samartin”, declarou.

Recursos para a troca e impacto na população
A obra foi financiada com verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e contrapartida da Coden. O projeto também contemplou o Jardim São Manoel, onde 1,1 km de rede foi trocado, com investimento de R$ 550 mil, beneficiando cerca de 10% da população do bairro.
Durante os 8 meses de execução, a concessionária utilizou sistemas by-pass (mangueiras provisórias) e realizou testes de pressão para minimizar os impactos ao abastecimento. As interrupções foram curtas e programadas.
Câmara destaca importância da troca
O presidente da Câmara, vereador Oseias Domingos Jorge, elogiou o empenho da Prefeitura.“Essa obra demonstra o compromisso do prefeito Leitinho com a população. É um investimento que não aparece, mas que faz toda a diferença”, disse.
O presidente da Coden, Elsio Boccaletto, destacou o ganho no planejamento hídrico. “Vamos distribuir água tratada sem perder nada pelo caminho. Hoje temos uma rede novinha em folha”, afirmou.
Infraestrutura hídrica mais sustentável
Com a conclusão desta obra, Nova Odessa eleva sua rede de tubulações em PEAD de 76,4 km para 83,4 km. A cidade já conta com 100% de cobertura no abastecimento para os 62 mil habitantes, com uma rede total de 295 km. O município também se destaca pelo baixo índice de perda de água, atualmente em 28%.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Fotos: Prefeitura de Nova Odessa

Anúncio