Um projeto de lei que exige numeração de postes em loteamentos foi apresentado pelo vereador Juca Bortolucci (MDB) na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste (SP).
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
De acordo com a proposta, o loteador deverá instalar as identificações, respeitando as especificações técnicas da Secretaria de Obras e Serviços. A medida deve garantir que a numeração seja legível por quem circula pela rua.
A obrigatoriedade também valerá para empresas contratadas para a troca de lâmpadas convencionais por tecnologia LED (Light Emitting Diode). A proposta ainda prevê que parcerias público-privadas (PPPs) possam viabilizar a demarcação de postes já existentes.
Segundo o vereador, a medida facilita a atuação das concessionárias de energia elétrica e dos serviços de emergência, como o Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
“A identificação numérica dos braços das luminárias dos postes constitui uma medida simples, porém de extrema relevância para a eficiência dos serviços urbanos”, defende Bortolucci na justificativa do projeto.
O autor lembra que a prática já é adotada em cidades como São José dos Campos (São Paulo), Joinville (Santa Catarina) e Londrina (Paraná). Ele afirma que a iniciativa está amparada nos princípios de eficiência e transparência do artigo 37 da Constituição Federal e nas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012).
Bortolucci ressalta que a exigência da numeração desde a fase inicial do loteamento pode evitar gastos futuros ao poder público. A medida também traria benefícios para a organização e segurança do espaço urbano, com ganho direto na localização de ocorrências e falhas no sistema de iluminação.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Câmara de S. Bárbara

Anúncio