DAE promove programa ambiental com idosos em SBO e Piracicaba

DAE promove programa ambiental com idosos em SBO e Piracicaba

Postado em 24/06/2026 , por Patrícia di Sanctis

Anúncio

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) deu continuidade à edição 2026 do programa Bacia Caipira, iniciativa voltada à educação ambiental e à valorização do Rio Piracicaba. O segundo encontro ocorreu na última sexta-feira (19), no Horto de Tupi, em Piracicaba.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

Com o tema “Entre margens e memórias: o rio que guarda histórias e ensina esperança”, o programa reúne grupos da terceira idade de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba para promover atividades de conscientização ambiental, integração social e valorização dos recursos naturais.

A iniciativa busca transformar os participantes em multiplicadores de boas práticas ambientais dentro de suas comunidades, por meio de experiências que associam preservação da natureza e qualidade de vida.

Cada encontro reúne cerca de 70 participantes. O grupo é formado por representantes do Asilo São Vicente de Paulo e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Santa Bárbara d’Oeste, além de integrantes da Estação do Idoso, de Piracicaba, e membros da equipe técnica responsável pela organização.

 

Aprendizado e preservação ambiental

 

A programação inclui rodas de conversa, oficinas, trilhas educativas, observação da fauna e flora e ações práticas de plantio.

Os encontros acontecem em locais considerados estratégicos pela importância ambiental, histórica e social para os dois municípios. As atividades são encerradas com um lanche comunitário para estimular a convivência e a troca de experiências entre os participantes.

Criado em 2018, o programa surgiu para atender à diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo.

Desde então, a iniciativa busca fortalecer o conhecimento sobre a relevância histórica, cultural, econômica e ambiental do Rio Piracicaba, além de incentivar ações voltadas à sua preservação.

 

Locais têm ligação histórica com o Rio Piracicaba

 

O programa aproxima comunidades que mantêm relação direta com o rio, como o Distrito de Tupi, em Piracicaba, onde está localizada a Estação Experimental de Tupi, e os bairros rurais Caiubi, Cruzeiro do Sul e Chácaras Pinheirinho, em Santa Bárbara d’Oeste.

O cronograma deste ano prevê atividades no Engenho Central de Piracicaba, Horto de Tupi, Sítio do Pajé e Parque das Paineiras.

O Programa Bacia Caipira é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do DAE e da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Cultura, além da Fundação Florestal (FF) e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculados ao Governo do Estado de São Paulo.

 

DAE planta 780 mudas em área da nova represa de SBO

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura de S. Bárbara
DAE promove programa ambiental com idosos em SBO e Piracicaba

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio