O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) deu continuidade à edição 2026 do programa Bacia Caipira, iniciativa voltada à educação ambiental e à valorização do Rio Piracicaba. O segundo encontro ocorreu na última sexta-feira (19), no Horto de Tupi, em Piracicaba.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
Com o tema “Entre margens e memórias: o rio que guarda histórias e ensina esperança”, o programa reúne grupos da terceira idade de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba para promover atividades de conscientização ambiental, integração social e valorização dos recursos naturais.
A iniciativa busca transformar os participantes em multiplicadores de boas práticas ambientais dentro de suas comunidades, por meio de experiências que associam preservação da natureza e qualidade de vida.
Cada encontro reúne cerca de 70 participantes. O grupo é formado por representantes do Asilo São Vicente de Paulo e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Santa Bárbara d’Oeste, além de integrantes da Estação do Idoso, de Piracicaba, e membros da equipe técnica responsável pela organização.
Aprendizado e preservação ambiental
A programação inclui rodas de conversa, oficinas, trilhas educativas, observação da fauna e flora e ações práticas de plantio.
Os encontros acontecem em locais considerados estratégicos pela importância ambiental, histórica e social para os dois municípios. As atividades são encerradas com um lanche comunitário para estimular a convivência e a troca de experiências entre os participantes.
Criado em 2018, o programa surgiu para atender à diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo.
Desde então, a iniciativa busca fortalecer o conhecimento sobre a relevância histórica, cultural, econômica e ambiental do Rio Piracicaba, além de incentivar ações voltadas à sua preservação.
Locais têm ligação histórica com o Rio Piracicaba
O programa aproxima comunidades que mantêm relação direta com o rio, como o Distrito de Tupi, em Piracicaba, onde está localizada a Estação Experimental de Tupi, e os bairros rurais Caiubi, Cruzeiro do Sul e Chácaras Pinheirinho, em Santa Bárbara d’Oeste.
O cronograma deste ano prevê atividades no Engenho Central de Piracicaba, Horto de Tupi, Sítio do Pajé e Parque das Paineiras.
O Programa Bacia Caipira é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do DAE e da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Cultura, além da Fundação Florestal (FF) e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculados ao Governo do Estado de São Paulo.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de S. Bárbara
Anúncio


