Vice-prefeito de Nova Odessa participa de reunião com o governador Tarcísio

Vice-prefeito de Nova Odessa participa de reunião com o governador Tarcísio

Postado em 27/03/2025

Anúncio

O vice-prefeito Alessandro Miranda representou Nova Odessa (SP) em uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas, na segunda-feira (24) em Santa Bárbara d’Oeste (SP). No encontro Tarcísio apresentou a gestores de toda a região os Programas UniversalizaSP e Integra Resíduos.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP

A apresentação contou também com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e teve como objetivo estimular a regionalização da destinação de resíduos sólidos e do saneamento em cidades não atendidas pela Sabesp.

O encontro contou com as presenças de prefeitos e representantes de cerca de 70 municípios das Bacias PCJ (dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Mogi-Guaçu, do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares), do qual o prefeito novaodessense Cláudio Schooder é presidente, e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra).

Resolvemos os problemas dos municípios atendidos pela Sabesp e agora nos voltamos para as demais cidades com o UniversalizaSP. É a chance de olharmos em conjunto para questões. Estamos falando aqui de futuro, em como garantir a disponibilidade hídrica para que não falte água no futuro nem para o ser humano, nem para uso industrial, nem para a irrigação”, disse o governador aos presentes.

Segundo Tarcísio, a questão do lixo também pode ser abordada de maneira regional, gerando riqueza para as cidades, por meio do programa Integra Resíduos.

Quantos municípios gastam muito dinheiro com seu lixo? Dinheiro gasto para transportar algo que a gente poderia estar processando e gerando valor e receita. Podemos sair de uma situação de gastar dinheiro com lixo para passar a ter receita com lixo. Estaremos na vanguarda”, acrescentou o governador.

 

Saneamento

 

O Programa UniversalizaSP busca estruturar soluções regionalizadas de saneamento para garantir resiliência hídrica e o atendimento das metas de universalização.

O governador ressaltou que o Estado realizará, com recursos próprios e sem qualquer custo aos municípios, os estudos de viabilidade e modelagem para estruturar a contratação da parceria regionalizada para aqueles que aderiram ao programa, com a participação ativa das gestões municipais, principalmente em relação aos investimentos a serem realizados em cada, e governança estabelecida de forma conjunta.

 

Resíduos

 

Dando sequência ao Programa Integra Resíduos, lançado em junho pelo Governo, foram iniciados os estudos de viabilidade e modelagem de projetos de destinação final de resíduos sólidos para 12 consórcios intermunicipais, entre eles o Consimares. Os 216 municípios integrantes desses consórcios geram aproximadamente 7 mil toneladas de resíduos por dia.

Municípios de dois desses consórcios – Consimares e Cisbra – participaram da reunião nesta segunda. Juntos, eles geram 925 toneladas/dia de resíduos. “É um passo importante para garantirmos escala e viabilidade econômica para o serviço de destinação, com a valorização dos resíduos sólidos, por meio da reciclagem, compostagem, geração de energia, e a efetivação de fato da chamada economia circular”, enfatizou a secretária Natália Resende.

Os sete municípios do Consimares trabalham atualmente na viabilização definitiva de uma ultramoderna Central de Processamento Término de Resíduos sediada em Nova Odessa, que vai transformar a pequena parcela do lixo comum que não pode ser reciclada em energia elétrica.

Trata-se de um investimento estimado de R$ 800 milhões através de uma parceria público-privada, com tecnologia já bastante utilizada na Europa.

 

LEIA + NOTÍCIAS AQUI

Foto: Prefeitura de Nova Odessa

Compartilhe na redes sociais!

Anúncio