Nova Odessa (SP) intensificou as ações de educação alimentar, saúde e nutrição voltadas aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As atividades realizadas nos meses de maio e junho ajudam a planejar os cardápios escolares e promovem hábitos saudáveis entre estudantes, professores e familiares.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A iniciativa é desenvolvida pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As ações ocorreram nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Professora Maria Cecília Borriero Milani e Alzira Ferreira Delegá, com apoio do curso de Nutrição da Faculdade de Americana (FAM).
Entre as atividades realizadas está a avaliação antropométrica e nutricional dos estudantes. O trabalho inclui aferição de peso, altura, circunferência da cintura e dobras cutâneas.
Segundo a Secretaria de Educação, o acompanhamento permite identificar precocemente casos de desnutrição, sobrepeso e obesidade infantil, contribuindo para a adoção de estratégias voltadas à promoção da saúde.
Outra ação desenvolvida foi a análise de resto-ingesta e aceitabilidade das refeições. O procedimento utiliza a pesagem dos alimentos servidos e das sobras deixadas nos pratos para medir a aceitação dos cardápios pelos estudantes.
Os resultados ajudam a aperfeiçoar as preparações oferecidas nas unidades escolares e também colaboram para a redução do desperdício de alimentos.
Projeto ensina origem e importância do leite
A programação também contou com o projeto “De onde vem e para que serve o leite?”, que utiliza atividades lúdicas, vídeos educativos e uma simulação de ordenha para ensinar os alunos sobre a origem do alimento.
A iniciativa amplia o conhecimento das crianças sobre a importância do leite para o crescimento e desenvolvimento saudável, além dos cuidados necessários até a chegada do produto ao consumidor.
A nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, responsável pelo setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Odessa, destacou a importância da participação das famílias nas ações. “Queremos fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade na formação de hábitos que contribuirão para uma melhor qualidade de vida.”
As atividades fazem parte da política municipal de promoção da saúde e da alimentação adequada, fortalecendo a educação nutricional desde os primeiros anos da vida escolar.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto Ilustrativa: Agência Brasil
Anúncio


