A Prefeitura de Nova Odessa (SP) iniciou, nessa terça-feira (23), discussões sobre medidas de prevenção e resposta aos possíveis impactos do El Niño no município. O objetivo é preparar a cidade para enfrentar eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, estiagens prolongadas, ondas de calor e queimadas.
RECEBA AS NOTÍCIAS DO ENTRENEWS NO SEU WHATSAPP
A reunião técnica reuniu representantes de diferentes setores da administração municipal para debater estratégias de enfrentamento diante da possibilidade de persistência do fenômeno climático nos próximos meses.
Participaram do encontro o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden), Rean Gustavo Sobrinho, o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Rafael Brocchi, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Gustavo Valente, o secretário de Assuntos Jurídicos, Guztavo Zuccato, e o coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Vanag.
Durante a reunião, os participantes compartilharam experiências e discutiram medidas que poderão ser adotadas para minimizar os efeitos de possíveis alterações climáticas.
Município debate prevenção de enchentes e queimadas
Entre os temas abordados estiveram ações de drenagem urbana, monitoramento de áreas de risco, preservação ambiental, manutenção da arborização urbana e fortalecimento da atuação da Defesa Civil.
As discussões servirão como base para a elaboração e atualização de protocolos municipais voltados à prevenção e adaptação às mudanças climáticas.
Segundo especialistas citados pela administração municipal, há mais de 95% de probabilidade de ocorrência e persistência do El Niño nos próximos meses.
O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, condição que pode provocar alterações significativas no clima em diversas regiões do planeta.
O vice-prefeito Alessandro Miranda (Mineirinho) destacou a importância do planejamento integrado entre as secretarias municipais. “Os eventos climáticos extremos são uma realidade cada vez mais presente e o município precisa estar preparado para ampliar sua capacidade de resposta.”
De acordo com a Prefeitura, o trabalho conjunto busca fortalecer a prevenção, reduzir riscos à população e ampliar a capacidade de reação do município diante de situações de emergência provocadas por fenômenos climáticos extremos.
LEIA + NOTÍCIAS AQUI
Foto: Prefeitura de Nova Odessa
Anúncio


